terça-feira, 3 de maio de 2011

PRÉ-ESCOLAR: O MUNDO ENCANTADO DOS CLÁSSICOS INFANTIS - projeto mês de abril




Escola Básica Municipal Professor Antônio Rohden
Educação Infantil – Profª Mª Valdete D.G.Oliveira
Projeto: Abril de 2011

TEMA: O mundo encantado dos clássicos infantis

JUSTIFICATIVA
O conto infantil é uma chave mágica que abre as portas da inteligência e da sensibilidade da criança, para sua formação integral. Desenvolver o interesse e o gosto pela leitura deve ser um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Quando a criança ouve ou lê uma história ela é capaz de comentar, indagar, duvidar ou discutir sobre ela. A literatura infantil deve fazer parte da rotina, uma vez, que por meio dela, podemos levar nossas crianças para qualquer lugar, mágico ou real.

OBJETIVO GERAL:
• Incentivar o prazer e o valor da leitura.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Aproximar a criança de literaturas infantis diversas
• Propiciar o prazer de ler e vivenciar a literatura infantil
• Fazer com que construam o hábito de ouvir e sentir prazer nas situações que envolvam a leitura de histórias
• Desenvolver a prática de o aluno observar, ouvir, manusear os livros sem danificá-los.
• Desenvolver no aluno a facilidade de se expressar em público, iniciando perante os colegas da classe
• Desenvolver no aluno a prática de interferir sobre um texto
• Promover momentos onde todos os integrantes do grupo possam partilhar suas experiências e socialização, através do reconto
• Despertar a curiosidade infantil

CONTEÚDOS
• Histórias clássicas
• 18 de abril – dia do livro. Monteiro Lobato
• Incentivo ao hábito da leitura
• Construção de histórias / dramatização
• Teatro
• Música
• Resgatar cantigas
• Valores, virtudes “boas maneira”
• Auto-estima, sentimentos, emoções
• Dia do Índio
• 21 de abril: Tiradentes
• 22 de abril: descobrimento do Brasil
• Páscoa.

ESTRATÉGIAS
• Leitura em voz alta pelo professor, e com participação dos alunos, dos principais livros de literatura infantil. Exemplo: Chapeuzinho vermelho, Branca de neve, A bela e a fera, João e Maria, Rapunzel, A pequena Sereia e outros.
• Ilustração das histórias lidas e ouvidas (confecção de murais)
• Teatro: João e Maria
• Estudos dos personagens
• Exibição de filmes
• Fantoches
• Reconto oral das histórias

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante a observação constante da atenção, interesse, participação e envolvimento em todas as atividades propostas.














Nenhum comentário:

Postar um comentário